terça-feira, 17 de abril de 2012

Memória do I Tereré com Prosa CJMS - Kairós




Memória do I Tereré com Prosa do CJMS - Kairós 

Data: 14/04/2012
Local: Centro Cultural José Otávio GuizoHorário: 14h

Pauta:
- Apresentação dos membros e demais presentes
- Atual situação do CJMS
- O que faremos para reavivar o CJMS?
- Apresentação de bibliografias de apoio
- IV Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente
- Rio+20 e a Cúpula dos Povos - participação da juventude Sul-Mato-Grossense
- Encaminhamentos

Estiveram presentes no encontro e fizeram suas devidas apresentações: Cintia Possas, Rodrigo Motta, Simone Mamede, Maristela Benites, André Luis, Willian Oliveira, Paula Oseko, Jessyka Monteiro, José Augusto e José Flávio Siqueira. 
Cintia- Como conheceu o CJ, em 2008 após a vinda da enraizadora do MEC à SED (Secretaria Estadual de Educação), para articular a realização da III CNIJMA. Foi marcada uma reunião com o CJ existente onde os CJs expuseram o desinteresse em permanecer no grupo, devido a indisposições entre eles, o que resultou em desarticulação do CJMS. Foi realizada então um convite a algumas escolas aos jovens que gostariam de participar de um Curso de Imersão para a Formação do CJMS. O curso aconteceu com a presença do Coordenador de Juventude e Meio Ambiente do MEC com a reativação do CJMS, que participou do processo de conferência mas não deu continuidade das atividades no estado. 
Por conta da Rio+20, Cúpula dos Povos e do processo da IV Conferência Infanto que está se  iniciando resolveu-se nova tentativa de rearticulação do grupo.

Maristela e Simone, sugerem que o foco deve ser as escolas, ir até elas, realizar atividades com os estudantes e convidá-los a aderir ao movimento, e aos poucos o CJ vai novamente se fortalecendo e ganhando espaço e confiança, já que as escolas constituem espaços próprios de articulação e participação comunitária. No entanto, deixar claro que o CJMS não é instituição ou institucionalizado à SED, é um movimento independente, autônomo e emancipatório da juventude Kairós. Nas divulgações em escolas e espaços escolarizados é importante fazer esse esclarecimento à gestão desses coletivos para que não haja confusões e intervenções motivadas por instituições escolares. 

José Augusto, resumiu as dificuldades encontradas em atividades em algumas escolas, por exemplo, a manipulação de professores e gestores que não confiam no grupo por alguns líderes jovens não possuírem formação superior. Não entendem a autonomia da juventude acabando por atrapalhar o protagonismo dos estudantes e comprometer todo o processo. 

Maristela concorda que não pode ser aceita essa intervenção manipuladora e controladora.

Todos concordam que a escola deve ser o foco já que reúnem maior número de adolescentes e jovens.

Willian, coloca a situação de uma escola em Guia Lopes da Laguna que tem problemas com o lixão vizinho e que gostaria de atuar lá e facilitar o engajamento de jovens Kairós ao CJMS.

Simone diz que se precisarmos de um articulador em Jardim poderíamos tentar a mesma pessoa que está articulando ações do Comitê lá, além do Ilzo Meireles tutor do curso Técnico em Meio Ambiente do IFMS. Paula diz que o conhece e que podemos tentar o apoio. 

Jessyka diz que tem algumas ideias para as escolas que ela costuma trabalhar e que temos mesmo é que começar as ações para conseguirmos atingir os objetivos do grupo. 

Willian diz que poderíamos ter como um dos focos a permacultura, algo que teoria e prática dialogam muito bem.

Cintia apresenta então as bibliografias que podem ser utilizadas: material do processo formativo em educação ambiental: escolas sustentáveis e com-vidas, o livro Escola Sustentável da Lucia Legan. Apresenta ainda a revista Agenda 21 e Juventude e o Geo Juvenil que posssui experiências da juventude de todo o Brasil e que pode nos ajudar nas ações. O Manual Orientador do CJ e fala da carta de príncípios do CJMS. Aproveita para falar sobre o encontro que haverá "Encontro de juventude e sustentabilidade” no Rio de Janeiro, uma semana antes da Cúpula dos Povos, apresentando os 4 CJs que representarão o MS: Cintia, José Augusto, José Flávio e Rodrigo Motta. 

Simone pergunta do equilibrio de gênero, Cintia diz que é um princípio do grupo, porém mais ninguém do sexo feminino, além de si, se dispôs na lista de discussão do CJ. Conversou com Ana Maria que disse que não está totalmente inteirada do grupo e que, portanto, não gostaria de ocupar a vaga de alguém que estivesse mais presente. Falei então que havia entrado em contato com o José Augusto um dos atuantes do grupo e que se a resposta fosse negativa ela iria mesmo assim, porém a resposta de José Augusto foi positiva. Dessa forma, foi transferida a vaga para José Augusto. 

Flávio expôs sobre o processo da IV Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, explicando todas as etapas, desde a formação dos professores até a Conferência Nacional. 

Willian pergunta sobre o papel do CJ e a necessidade de fortalecer o grupo para o processo. 

Flávio - o CJ faz a seleção dos projetos apresentados pelas escolas e dos delegados que representarão o MS na estapa nacional. 

José Augusto pergunta se o CJ pode estar nas escolas auxiliando no processo de conferência escolar, e recebe resposta positiva. 

Cintia apresenta os 3 cursos a distância com inscrições abertas pelo MEC e diz que para participar deve estar ligados a uma escola ou como representante de comunidade.

Cintia - fala da visita a Campo Grande da enraizadora do MEC, Eneida, no dia 24 à tarde e pergunta quem poderá participar e manifestam-se Willian, Paula, Jessyka, José Augusto e José Flávio. Ficou de ver com a Juliane, Yasmine Braga, Gabriela Sartomen e com a Ana Maria Rosa se elas poderão participar.

Simone então inicia a fala sobre a Rio+20 e a Cúpula dos Povos, explica como está sendo o processo local, que todos podem participar, é um espaço aberto e voluntário, fala das demandas e ações convida a todos para participar da ação simultânea no dia da Terra (22 de abril), domingo às 10h00min na Av. Afonso Pena com a 14 Julho. Será uma bicicletada com 3 pautas: Veta Dilma, Contra a PEC 215 e Mobilidade Urbana.

Encaminhamentos:

- Fica marcada uma reunião de planejamento do CJMS Kairós, Simone e Maristela se disponibilizam para ajudar com a metodologia e oferecem o espaço do Instituto Mamede. Fica combinado então no Instituto Mamede, dia 1º de maio às 15 horas. À noite haverá Feira de Trocas e todos devem levar pertences para trocar.

- Reunião com a enraizadora da Educação Ambiental do MEC, no dia 24 de abril a tarde, local a combinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário